130 anos de imigração

Há mais de 130 anos, os libaneses ajudam na história do Brasil.

Tudo começa quando o então Imperador D. Pedro II, visita em 1876 o Líbano e 4 anos depois, em 1880, começa a chamada imigração libanesa contemporânea.

A grande maioria que vieram para o Brasil eram de árabes de fé católica maronita, mas também vieram muçulmanos de judeus.

Hoje no Brasil, segundo levantamentos, vivem no Brasil mais de 7 milhões de libaneses e descendentes. É o maior número de imigrantes do mundo.

Uma curiosidade interessante sobre os libaneses – e também os sírios -, que quando chegaram ao Brasil eram chamados de Turcos.

O motivo foi o chamado Império Otamano, que dominou a Síria e também grande parte do Líbano até o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

E como estes imigrantes chegam justamente em uma época (séc. XIX e início do XX), onde estes países ainda eram de domínio Turco, os passaportes eram da Turquia.

Vale destacar que muitos turcos legítimos fugiram da Turquia na época devido a problemas religiosos.

Entre os descendentes mais famosos de libaneses ou sírios no Brasil, estão pessoas como o governador de São Paulo (2011/2014) Geraldo Alckimin, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o publicitário Roberto Dualibi, o presidente da Fiesp Paulo Skaf, a modelo Daniella Sarahyba, Paulo Maluf entre outros.

Beirute

Deixe um comentário